para empresas/entidades de agua y saneamiento

NOTICIAS

Corsan investe em energia limpa
04/01/2017-BRASIL - ​Neste início de 2017, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) dá um importante passo para a utilização de energia renovável em suas operações. Uma ordem de início para instalação de estruturas geradoras de energia limpa e um protocolo de intenções visando à promoção de estudos e projetos de pesquisa na área de biogás e biometano foram firmados nesta semana. Os dois eventos estão alinhados com o Planejamento Estratégico da empresa, contribuindo com a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética.
 

Na terça-feira (3), ordem de serviço autorizando o início da implantação de sistema de produção de energia limpa na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Atlântida Sul foi assinada pelo presidente Flávio Ferreira Presser (foto). O projeto consiste na aquisição e implantação de sistema piloto de microgeração híbrida de energia através do uso de fonte solar (painéis fotovoltaicos) e eólica (aerogerador), com o objetivo de produzir energia limpa para consumo na ETA de Atlântida Sul, localizada no balneário de mesmo nome, pertencente ao município de Osório. O trabalho será executado pelas empresas Montebras Montagens Elétricas Ltda., de Getúlio Vargas/RS (fotovoltaica), e  Solarterra – Sistemas de Energia Solar e Eólica, de São Paulo/SP (eólica). A obra deve estar concluída dentro de seis meses.

Coordenada pela Diretoria Técnica, a implantação servirá como projeto piloto, tendo em vista a sua adoção em instalações da Corsan em outras localidades. Está prevista uma produção de um total de até 60 quilowatts (kW) de potência instalada, sendo que cada uma das tecnologias corresponde a 50%, com um custo total de implantação de R$ 653.801,80. A aplicação desse tipo de solução para a geração de energia irá contribuir com a sustentabilidade ambiental e a redução de custos operacionais, beneficiando a população da região.

 
Biogás e biometano
 

Na quarta-feira (4), o Protocolo de Intenções entre a Corsan e a Sulgás, que prevê a colaboração recíproca em estudos e projetos de PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) na área de biogás e biometano, começou a ser concretizado. O diretor Técnico da Companhia, Antonio Gomes, e a coordenadora de Novos Negócios da Sulgás, Márcia Helena Santos da Rosa, deram início ao plano de trabalho, cujo cronograma deve ser cumprido em 60 dias.

 

 

Fuente: http://www.corsan.com.br/corsan-investe-em-energia-limpa

Unidos por Agua y Saneamiento para Todos

Copyright © - 2011 ALOAS. Todos los derechos reservados.